rapel

bico do papagaio

rapel

bico do papagaio
O Bico do Papagaio faz parte de um conjunto de montanhas no Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, no coração do Rio de Janeiro. É o segundo pico mais famoso do parque com 989 metros de altitude, ficando atrás apenas do Pico da Tijuca com 1.022 metros.

O Bico do Papagaio é apenas uma das muitas atrações do parque que abriga outros pontos de turismo ecológico famosos do Rio, como a Pedra Bonita e a Pedra da Gávea.

Para realizar a trilha para o Bico do Papagaio você deverá acessar a entrada do setor A do parque localizada na Estrada da Cascatinha, 850 no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. A praça Afonso Viseu é uma referência para iniciar a subida até o Largo do Bom Retiro, local mais aconselhado para estacionamento de veículos. O começo da trilha dá acesso a outros pontos do parque, mas as direções são bem sinalizadas.

A trilha para o Bico do Papagaio tem aproximadamente 2,5km de extensão, que você levará cerca de 1 hora e meia para percorrer. A trilha serpenteia as montanhas e a floresta do parque, portanto é bem protegida do sol e com a maior parte do percurso realizado com uma caminhada leve. Porém, um pouco adiante da bifurcação de acesso ao Bico do Papagaio e Morro da Cocanha, começa um trecho com muitas rochas. Então você precisará realizar uma escalaminhada moderada até o topo, exigindo um pouco mais de esforço e condicionamento físico.

O acesso ao cume principal, local para o ponto inicial da prática do rapel, deve ser feito com ascensão por cordas e o uso de equipamentos de segurança e orientação de profissionais qualificados.

Do cume do Bico do Papagaio inicia-se uma descida de aproximadamente 20 metros de altura que proporciona uma vista incrível os principais picos da floresta da tijuca e a Barra da Tijuca.

A descida é positiva, com um pequeno trecho com cerca de 2 metros, onde é possível tirar os pés da rocha e arriscar algumas acrobacias para fazer fotos ainda mais bonitas.

Para retornar ao topo e assim à volta da trilha, você deverá caminhar por 10 minutos, passando por um ponto famoso do Bico do Papagaio, a Fenda do Inferno. Trata-se de uma passagem na rocha que cria a aparência de uma caverna com um penhasco à frente. Mais um local para fotos surpreendentes com vista para Barra da Tijuca.

Quer fazer o rapel do Bico do Papagaio? Entre em contato com a Rio Radical para conhecer a agenda de eventos ou para solicitar agendamento particular, individual e coletivo.

 

 

 

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor A. Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Altura do rapel: aproximadamente 20m

Tempo médio de trilha: 1h30min

Nível de dificuldade da trilha: moderado

Tipo de Rapel: Positivo
Indicação etária
: 12 anos
Tempo médio de trilha na volta do rapel:
10 minutos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.