Rapel

cachoeira das andorinhas

rapel

cachoeira das andorinhas

Localização da cachoeira das Andorinhas

A cachoeira das Andorinhas está localizada na Reserva Biológica do Tinguá, em Xerém, no município de Duque de Caxias. O local, conhecido por suas belas cachoeiras, está há uma distância de aproximadamente 50 quilômetros do Rio de Janeiro.

Sobre a trilha

A trilha que dá acesso à cachoeira das Andorinhas se inicia no ponto final de Xerém, em uma estradinha não sinalizada. A pequena estrada também dá acesso às demais cachoeiras de Xerém. Todo o caminho até o destino não é sinalizado, dessa forma, o ideal é visitá-la com pessoas que a conhecem. Outra característica que reforça que é preciso ir com quem conhece e com equipe de ecoturismo: a trilha é realizada em mata fechada, então é arriscado se perder.

O percurso até a cachoeira tem uma extensão de aproximadamente 6km, percorrida em um tempo de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O grau de dificuldade é moderado, por apresentar trechos íngremes. Apesar de ser extensa, a trilha é agradável de se percorrer, pois ela possui clima úmido e na sombra da vegetação.

O rapel na cachoeira das Andorinhas

A trilha e rapel na Cachoeira das Andorinhas são uma atração pouco explorada por equipes de ecoturismo e até mesmo por moradores da região. Isso porque, para chegar até a cachoeira, é preciso percorrer uma trilha extensa, com vegetação densa, típica de mata Atlântica e com percurso não sinalizado.

Chegando ao local avista-se uma imensa cachoeira dividida em 3 quedas, cada uma acompanhada por um poço. O visual é paradisíaco e proporciona aventuras e fotos incríveis.

A via de rapel é montada na queda mais alta, de aproximadamente 20 metros de altura. A finalização da prática por ser feita no poço, logo abaixo da queda, uma ótima opção para quem deseja aproveitar a cachoeira. Portanto, o rapel é do tipo molhado (em cachoeira).

Localização: Xerém – RJ.

Altura do rapel: aproximadamente 15 metros

Tempo médio de trilha: 2h30min

Nível da trilha: moderado

Tipo de Rapel: Positivo

Indicação etária: a partir de 12 anos