Rapel

cachoeira do mendanha

rapel

cachoeira do mendanha

Localização da cachoeira do Mendanha

A cachoeira do Mendanha está localizada no Área de Proteção Ambiental Gericinó-Mendanha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A bela cachoeira se encontra no município de Campo Grande. A principal via que dá acesso à Campo Grande é a Avenida Brasil.

O deslocamento até a cachoeira é dado pela estrada do Mendanha, até ela se encontrar com a rua Abílio Bastos. Esse encontro é marcado pela Primeira Igreja do Mendanha. O percurso continua pela rua até avistar uma bifurcação. Pegue o caminho da esquerda. Este caminho é marcado por uma ladeira de terra, que  conduz até o início da trilha. O percurso total, da avenida Brasil até o início da trilha, tem cerca de 6km.

Pode estacionar o carro na estrada de terra, ou então procurar um lugar de estacionamento próximo. Esses estacionamentos podem ser em áreas de restaurante.

A trilha que leva à cachoeira do Mendanha

A trilha que dá acesso à cachoeira dura cerca de 45 minutos. O início da caminhada é marcado por subidas íngremes, portanto seu grau de dificuldade é moderado. É importante ir equipado com calçado de trilha e de roupas leves, até mesmo para aproveitar a cachoeira. O repelente também é bastante recomendado, tendo em vista que a trilha é realizada na mata.

A trilha é bem demarcada, porém não apresenta sinalização. Quando alcançar uma bifurcação pegue o caminho da direita. Mais alguns passos e já se ouve o barulho da água.

O rapel molhado no Mendanha

A cachoeira do mendanha apresenta 3 quedas, cada uma com um poço. A via de aproximadamente 20 metros é montada da última queda. Um rapel molhado, perfeito para estar em contato com a natureza.

O local atrai inúmeras pessoas, tanto da região, quanto de outros cantos do Rio de janeiro. Fins de semana costumam ter muitos visitantes. Não é pra menos, o local é lindo e pode te proporcionar lazer e esporte ao mesmo tempo.

Localização: Cachoeira do Mendanha, Campo Grande.

Altura do rapel: aproximadamente 20 metros

Tempo Médio de trilha: 45 minutos

Nível de Dificuldade da trilha: leve

Tipo de Rapel: Positivo

Indicado para qual faixa etária: a partir dos 8 anos de idade

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada do Joá, Joá – Rio de Janeiro

Altitude: 844 metros

Tempo médio de trilha: 2h30min

Nível de dificuldade da trilha: Difícil com trechos de escalaminhadas
Indicação etária
: A partir de 16 anos, acompanhados dos responsáveis

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.