rapel

cachoeira do monjolo

rapel

cachoeira do monjolo

Localização

A cachoeira do Monjolo está localizada em Santo Aleixo, uma bairro repleto de belezas naturais do município de Magé. Destino não muito distante do Rio de Janeiro, está há aproximadamente 75 quilômetros, viagem que dura cerca de uma hora.

No interior de Santo Aleixo se encontra uma pequena estradinha que leva à cachoeira do Monjolo, suas condições são bem rústicas e um tanto complicada para o trânsito de carros. Essa estrada fica paralela à rua Capitão Antero, até essa rua há localização em aparelho de GPS. A estradinha tem uma extensão de aproximadamente 3 quilômetros, até a metade do percurso o carro chega sem problemas. Se optar por estacionar nessa altura, a caminhada até o início da trilha que leva à cachoeira dura 15 minutos, em 1,5 quilômetros.

A trilha curta para chegar à cachoeira

A pequena caminhada até a trilha leva um tempo de cerca de 10 minutos. Uma trilha leve, sem dificuldades e com muita beleza; há 2 quedas de cachoeira antes de acessar a principal, a do Monjolo. Ao entrar no ambiente da cachoeira você se depara com uma bela queda de aproximadamente 45 metros e um poço que atinge uma profundidade de até 3 metros.

O rapel como entretenimento perfeito

A cachoeira, apesar de não ser muito divulgada nas redes sociais, é bastante frequentada por moradores e visitantes. Se trata de um lugar ideal para passar um dia de domingo. A via de rapel instalada na belíssima queda é o entretenimento ideal para o lazer na cachoeira. Uma descida de rapel incrível até alcançar o poço principal, o qual possui belo tom esverdeado. É  necessário um nado curto até o platô rochoso à frente da queda.

Para ter acesso a via, que se inicia o rapel, é preciso subir uma trilha que dura cerca de 5 minutos, sem muita dificuldade. É necessário somente ter cautela, por se tratar de um ambiente úmido, há trechos escorregadios. O rapel na cachoeira é classificado como rapel molhado.

Localização: Cachoeira do Monjolo – Santo Aleixo, Magé
Altura do rapel: aproximadamente 25 metros
Tempo médio de trilha na subida até a via de rapel: 8 minutos
Tipo de Rapel: Positivo
Indicado para qual faixa etária: a partir dos 12 anos de idade

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada do Joá, Joá – Rio de Janeiro

Altitude: 844 metros

Tempo médio de trilha: 2h30min

Nível de dificuldade da trilha: Difícil com trechos de escalaminhadas
Indicação etária
: A partir de 16 anos, acompanhados dos responsáveis

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.