Trilha Costão da Urca

Localização informações do Costão do Pão de Açúcar

A caminhada e a escalada de nível mais leve são realizados do Costão do Pão de Açúcar sob 396 metros de altura. É o pico mais alto das Rochas que o bondinho está inserido, sendo o menor chamado de Morro da Urca. Trata-se da atração mais conhecida da cidade do Rio de Janeiro e atrai anualmente milhares de visitantes.

Além da ascensão para as montanhas via teleférico, tem-se a possibilidade de estar nos topos através de caminhada leve e também por trilha de nível mais difícil. A trilha mais leve conduz até o morro menor, o Morro da Urca. Neste topo é possível realizar um rapel numa paisagem belíssima (link do rapel no Morro da Urca). A caminhada e a escalaminhada são realizados no Costão do Pão de Açúcar.

O nosso ponto de partida para o pico maior encontra-se no final da pista Cláudio Coutinho, ao lado esquerdo da Praia Vermelha, na Urca. Ao chegar avista-se uma placa de atenção, advertindo ao visitante o uso de material de escalada. É necessário ter um mínimo de preparo para a aventura e também de acompanhamento de profissional qualificado, caso não seja um.

Sobre a trilha e a escalaminhada

A trilha é percorrida em cerca de 3 horas, numa extensão de aproximadamente 1.250 metros. Por conter trechos mais íngremes enfrentado com o auxílio do equipamento de segurança, a conquista do cume possui um nível moderado/pesado.

O trecho de escala é alcançado após 40 minutos de trilha. Trata-se de um paredão de cerca de 20 metros. Neste ponto a utilização de materiais de escala é de extrema importância. Nada que ofereça riscos, se tomar os devidos cuidados. A Pedra filosofal é o ponto de parada seguinte. Deste trecho é possível avistar a Pedra da Gávea, a cidade de Niterói e a praia de Copacabana. Pausa praticamente obrigatória para fotos.

Finalização da aventura

Conquistado a montanha, com uma das vistas digna de ‘cartão postal’ na cidade carioca. Após pausa devida, é preciso descer de bondinho até o Morro da Urca. Neste topo você pode finalizar a aventura através de trilha ou por bondinho, após as 19h o lelégrafo é gratuito. A trilha pelo Morro da Urca é curta e de nível leve, proporciona contato direto com a natureza.

Se optar pela bondinho gratuito, você aproveitará bastante a paisagem do Morro da Urca. Pegando o dia, o pôr do sol e o início da noite, curtindo todas as luzes da cidade.

Roteiro:

Encontro e início da trilha. Pausa no trecho de escalaminhada e na Pedra Filosofal. Descida via bondinho, até o Morro da Urca e finalização pela trilha, até a pista novamente

FICHA TÉCNICA:

Localização: Praia Vermelha, Urca – Rio de Janeiro
Altitude:
396 metros

Tempo médio de trilha: 3 horas

Nível de dificuldade da trilha: Moderado/Pesado
Indicação etária
: 16 anos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.