rapel

enseada do bananal

rapel

enseada do bananal

A Enseada do Bananal faz parte do Parque Estadual da Serra do Tiririca, na região oceânica de Niterói. Ele está localizado entre outros dois pontos muito visitados por praticantes de trilhas ecológicas, a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara. O local passou a ser ponto turístico para praticantes de esportes de aventura que, atraídos por um rapel de aproximadamente 35 metros, buscam por emoção e adrenalina.

Chegar à entrada do Parque é muito simples. Basta você buscar por “Enseada do Bananal” em geolocalizadores como Waze e Google Maps. É fácil estacionar no local, mas aos finais de semana é recomendável que você chegue cedo.

A trilha é leve, e você não vai levar muito mais que 25 a 30 minutos para fazer. Para chegar ao ponto de descida o acesso é feito através de cordas e este será, provavelmente, o seu maior desafio. Além disso, a volta do rapel é feita por uma pequena escalaminhada e a orientação e ajuda do guia serão muito úteis.

O rapel da Enseada do Bananal é conhecido pela sua dificuldade na saída, sendo necessário o uso de uma escada suporte. Isso reforça a importância do uso dos equipamentos de segurança necessários e, ainda mais, do acompanhamento de profissionais capacitados. 

A paisagem da região contribui para que as fotos fiquem incríveis. Ainda mais se você arriscar algumas acrobacias na via. É um dos locais mais requisitados por cariocas e turistas pela sua fama de “passeio completo”. Trilha, adrenalina, rapel e visual na medida certa.

 

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Enseada do Bananal, Itacoatiara – Niterói

Altura do rapel: aproximadamente 35m

Tempo médio de trilha: 30 minutos

Nível de dificuldade da trilha: leve

Tipo de Rapel: Negativo

Indicação etária: 12 anos

Tempo médio de trilha na volta do rapel: 10 minutos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.