Trilha

Escalavrado

Trilha

escalavrado

Localização
O Escalavrado é uma das atrações do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis. A montanha de formato singular é observada de vários pontos do Rio de Janeiro, com sua altitude de 1.420 metros. Do seu topo é possível observar a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos, sendo as principais visões para o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e trechos da Travessia Petrópolis-Teresópolis (link da travessia).

Sobre a trilha
A trilha se inicia às margens da rodovia Rio-teresópolis, na BR-116, antes da entrada da cidade. O acesso até a via não está localizado, portanto é importante ser realizada com quem conhece o local. O carro fica estacionado nas proximidades.

A trilha é indicada para praticantes mais experientes de trilhas, rapel e de escalaminhada. Ela possui cerca de 1,2 km de extensão, percorridos em um tempo de aproximadamente 3 horas. O percurso é íngreme e com trechos de escalaminhada. Em alguns momentos serão necessários o auxílio das mãos e também de equipamentos de segurança. Dessa forma, é necessário estar acompanhado de profissionais e de equipamentos de segurança.

A trilha possui alguns pontos de paradas, alguns mirantes com vistas para a formações rochosas da Serra dos Órgãos. Algumas pausas são realizados para o registro de fotografias.

No topo da Montanha
Conquistado os 1.420 metros de altitude, é possível repousar e admirar toda a paisagem. Para registrar a conquista, você pode assinar no livro de visitações, localizado no topo. A descida é feita de forma cautelosa e com uso de equipamentos de segurança, como na subida.

Localização do Escalavrado

FICHA TÉCNICA:

Localização: Rodovia Rio-Teresópolis, Rio de Janeiro.
Altitude:
1.420 metros

Tempo médio de trilha: aproximadamente 3 horas

Nível de dificuldade da trilha: Moderado/pesado
Indicação etária
: 16 anos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.