Expedição

Ibitipoca
 
 

expedição

ibitipoca
Localização de Ibitipoca
Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, em Minas Gerais, é conhecido por suas belezas naturais. Cachoeiras que variam de tons amarelo, dourado e vermelho. Cavernas com todos os formatos. Aves de diferentes espécies. Uma flora especial, cuidada por pesquisadores. Geomorfologia e geologia singulares. Juntos formam o cenário magnífico desse lugar.

Os circuitos do Parque Estadual de Ibitipoca
O Parque Estadual do Ibitipoca protege os circuitos da janela do céu, circuito das águas e circuito Pico do Pião. Nossa expedição é realizada nos circuitos da Janela do Céu e das Águas. Para adentrá-lo é preciso estacionar na sede do Parque, por uma taxa que varia de R$10,00 a R$20,00 reais por carro. Outra alternativa é estacionar na rua da entrada do Parque. Em feriados há uma imensa fila de carros parados no acostamento da rua.

Circuito da Janela do Céu
A Janela do Céu é conhecida por sua “janela” com vista para as colinas de Minas, na beira de uma piscina natural de tom amarelo. O local atrai inúmeros turistas. Em finais de semana e feriados prolongados forma-se uma extensa fila para capturar a foto “cartão postal”.

Este circuito é o mais prolongado do parque, possui 16 quilômetros de extensão no total (ida e volta). Apesar de ser extenso, a trilha tem um grau de dificuldade leve/moderado, já que suas subidas se dão de forma suave. O ponto negativo deste caminho é que se realiza todo o percurso exposto ao tempo. A proteção ao sol é de grande importância para os dias ensolarados.

O roteiro da Janela do Céu engloba diversas pontos de paradas; como para o Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Mirante, Janela do Céu e Cachoeirinha, respectivamente. O Cruzeiro, onde se encontra a imensa Cruz, a Janela do Céu e a Cachoeirinha são os pontos mais conhecidos do circuito. Não à toa, são os cenários mais belos do percurso.

Circuito das Águas
O circuito das Águas é tão encantador como o anterior. Cada canto percorrido é um cenário de se admirar e de capturar fotografias. E seu percurso tem somente 5 quilômetros de extensão. Apresentando-se como ótimo lazer para todas as idades.

O roteiro das Águas possui diversas atrações; como Grutas do Coelhos, Prainha, Caminhos dos Mirantes, Cachoeira dos Macacos, Ponte de Pedra e Lago das Miragens. A volta do circuito é realizada nas margens do Rio Salto, passando pelo Paredão de Santo Antônio e por grandes poços.

Infraestrutura do Parque
A sede do Parque possui infraestrutura de qualidade. Nela há o centro de visitantes, local onde passam as devidas instruções sobre os circuitos. Loja para turistas que desejam comprar lembranças. Restaurante que serve tanto lanche, quanto refeições. Camping aconchegante e vestiários com banho quente completam a lista de serviços fornecidos pelo Parque.

Roteiro:

1º dia: Pernoite no camping do Parque Estadual do Ibitipoca.

2º dia: Café da manhã e realização do Circuito da Janela do Céu. Pernoite no camping do parque novamente.

3º dia: Café da manhã e realização do circuito das Águas.