rapel

morro da urca

rapel

morro da urca

Localizado na Urca, o morro da Urca é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro e é ponto intermediário de subida até o Pão de Açúcar. Para chegar até o topo você poderá subir pelo famoso bondinho ou através de trilha. Pelo bondinho você pode realizar a compra antecipada acessando este link ou deixar para comprar na bilheteria no local. Mas, se a ideia é se aventurar, recomendamos que você faça a subida pela trilha. Aos finais de semana, o local é muito movimentado, então para quem vai de carro é bom chegar cedo para pegar uma vaga perto da praia.

Seu acesso se dá pela pista Cláudio Coutinho, à esquerda da Praia Vermelha, na Urca. São cerca de 35 minutos de subida, que acontece por um caminho bem demarcado, com alguns trechos de escadas, à sombra das árvores. O trajeto é curto, com aproximadamente 1 quilômetro e grau leve de dificuldade e, por isso, é recomendada para crianças e idosos com boa saúde e sem dificuldades de locomoção.

O rapel é totalmente positivo ou seja, você desce todo o tempo com os pés apoiados na rocha. A descida de aproximadamente 20 metros de altura proporciona uma vista incrível para a Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo, ponte Rio-Niterói, pista do aeroporto Santos Dumont e de uma parte da cidade de Niterói. Imagine as fotos incríveis que são feitas por lá!

Quer conhecer a trilha e o rapel do Morro da Urca? Entre em contato com a Rio Radical, empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura. Você pode acessar a nossa agenda de eventos e ainda realizar marcação particular individual e coletiva.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Urca, Rio de Janeiro

Altitude: 220 metros

Altura do rapel:  20 metros

Tempo médio de caminhada: 40 minutos

Nível da trilha: Moderada

Tipo de rapel: Positivo

Indicação etária: Livre

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável, própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.