Rapel

morro dois irmãos

rapel

morro dois irmãos

Localização

O Morro Dois Irmãos faz parte do Parque Natural Municipal Penhasco Dois irmãos e está localizado entre os bairros do Leblon e de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele se apresenta como dois blocos de rochas parecidos que estão divididos entre irmão maior e irmão menor. Por este motivo recebe o nome Morro “Dois Irmãos”. 

Como é a trilha do Morro Dois Irmãos

A trilha é realizada no irmão maior, que possui uma elevação de 533 metros de altitude. Ainda não se tem conhecimento sobre a existência de trilhas no irmão menor.

A extensão do trekking é de aproximadamente 1,6 km, realizados em cerca de 40 minutos, possui grau de dificuldade de leve a moderado. O percurso possui alguns trechos íngremes que vão exigir um pouco mais de ânimo! Mas tem um clima ótimo porque é coberto pela mata a maior parte dele.  

Acesso à trilha

O acesso à trilha se dá pelo Morro do Vidigal, entrando pela Avenida Niemayer. Fique atento aos horários da via que tem seu sentido de circulação alterado em diferentes dias e horários.

A trilha começa bem no alto do morro, então você terá algumas opções para chegar lá. A melhor delas é pegar uma Kombi ou moto-táxi por R$5,00 por pessoa. Esse valor pode variar com a época do ano ou com o calendário de grandes eventos na cidade. O início da trilha fica próximo à Vila Olímpica do Vidigal. Mas não é bem sinalizado, então é recomendável que você esteja acompanhado de um guia. Não é uma boa ideia se perder por lá. 

O primeiro ponto para belas fotos é ainda antes do pico, com um mirante com vista completa para a Comunidade da Rocinha, uma das maiores da América Latina. Além da orla de São Conrado, a Pedra da Gávea e Pedra Bonita.  

Uma vista privilegiada do Rio de Janeiro

Andando mais alguns metros a vegetação começa a diminuir, até chegar ao topo que não possui nenhuma proteção ao sol.

Chegando ao pico você tem, se não a melhor, uma das melhores visões para a Zona Sul do Rio de Janeiro e seus principais pontos turísticos da região. É possível avistar ao fundo a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey Club e o Cristo Redentor 

O Morro Dois Irmãos é um dos destinos de aventura mais procurados por turistas, principalmente aos finais de semana. Aproveite para admirar toda a paisagem durante a descida do rapel e fazer fotos incríveis. 

Sobre o rapel 

Sabe-se que a visão do Pico é privilegiada. Agora, já se imaginou praticando o rapel no Morro Dois Irmãos? Contando com toda a paisagem e com segurança apropriada? 

O rapel no Morro Dois Irmãos conta com uma altura de aproximadamente 10 metros, sendo do tipo positivo, todo o percurso com contato dos pés com a rocha. O melhor é retornar da aventura por uma trilha de somente 3 minutos.

Toda segurança e preparo dos instrutores facilitam a emoção de praticar o rapel com toda a vista que o Dois irmãos oferece.

Conheça mais sobre a Rio Radical, empresa especializada em Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Morro do Vidigal – São Conrado – Rio de Janeiro

Altura do rapel: aproximadamente 10 metros

Tempo médio de trilha: 40 minutos

Nível de dificuldade da trilha: leve a moderado

Tipo de Rapel: Positivo
Indicação etária
: 10 anos
Tempo médio de trilha na volta do rapel:
3 minutos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.