Trilha

Pedra Bonita

Trilha

Pedra bonita

Sobre a Pedra Bonita

A Pedra Bonita é um dos pontos turísticos ecológicos mais visitados da cidade do Rio de Janeiro. Ela faz parte do Parque Nacional da Tijuca e fica na conhecida estrada das Canoas, em São Conrado, zona sul da cidade.

O acesso até o início da trilha

O acesso de carro é permitido até o estacionamento utilizado por praticantes do voo livre, modalidade que deu fama à pedra. A desvantagem é que você vai precisar chegar cedo para conseguir uma vaga próximo ao início da trilha. principalmente aos finais de semana. Caso contrário, adicione uma caminhada de 30 minutos ao seu percurso ou utilize os transportes de lotação e moto-táxi, que variam entre R$10,00 e R$15,00 por pessoa. Transporte público também é uma alternativa simples, com um ponto de desembarque próximo à rampa de calçamento que dá acesso à trilha.

Características da trilha

A trilha é curta, com 1,250 metros de extensão, levando à uma altitude de 693 metros. Isso significa que algumas partes do percurso são um pouco mais íngremes e vão exigir um pouco mais do seu preparo físico. O tempo médio de percurso é de 35 minutos, a contar da portaria, antes do acesso à rampa de voo.

Amplo espaço no cume da montanha

O platô da Pedra Bonita é enorme e proporciona uma vista privilegiada de diversos pontos do Rio. Um deles é a vista para o famoso Rosto do Imperador, na Pedra da Gávea Além disso, é possível ver toda a extensão da orla da Barra da Tijuca, na zona oeste e São Conrado, na zona sul, onde pousam os parapentes e asa deltas. Explorando mais um pouco você terá uma vista completa do Morro Dois Irmãos e do Corcovado. Dois pontos turísticos frequentes na agenda dos cariocas e, principalmente, dos turistas.

O cume espaçoso fez com que a Pedra Bonita se tornasse um lugar muito frequentado por grupos de confraternizações, prática do Yoga, piquenique e até mesmo eventos corporativos e educacionais. Essa socialização conectada à natureza exuberante do lugar, proporciona fotos incríveis, que rodam o mundo através das redes sociais.

Descida rápida e com finalização na Rampa de Voo Livre

O retorno da trilha será mais rápido, então vale aproveitar o “crédito” no tempo para conhecer a rampa de voo livre, há poucos metros da portaria da trilha.

Embora a trilha seja sombreada pela vegetação local, o cume não tem muitas áreas de sombra. Então certifique-se de tomar os devidos cuidados com a sua saúde, principalmente em dias de muito calor.

Roteiro:

Subida guiada até o platô da Pedra Bonita, pausa para descanso, alimentação e fotos.

Descida e pausa na rampa de voo livre.

 

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada da Canoas, São Conrado – Rio de Janeiro
Altitude:
693 metros

Tempo médio de trilha: 35 minutos

Nível de dificuldade da trilha: Leve
Indicação etária
: Livre

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.