Trilha

Pedra da Gávea - Parque nacional da tijuca

Trilha

Pedra da Gávea - Parque nacional da tijuca

Características da Pedra da Gávea

Considerada o maior bloco de rocha a beira mar do mundo, a Pedra da Gávea é um dos pontos turísticos mais desejados do Rio de Janeiro.

Com 844 metros de altitude e 2.600 metros de extensão (via principal), é uma trilha de nível pesado com trechos de escala e uma vista incrível de diversos pontos da cidade.

A paisagem vista do topo da montanha

Do alto da pedra vê-se a Baía de Guanabara e algumas das praias mais famosa da cidade; Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Além da vista para outros picos que também aguçam o interesse de trilheiros de todo o Brasil; Pedra Bonita, Bico do Papagaio, Morro Dois Irmãos, Corcovado, Pico da Tijuca, Pedra do Pontal, Pedra da Tartaruga, Pão de Açúcar e Serra dos Órgãos.

As vias de acesso ao cume

A Pedra da Gávea possui duas vias de acesso. Pela via principal os trilheiros vão encarar a famosa Carrasqueira, uma via de escalada de 30 metros de altura que oferece bastante adrenalina, mas também muito perigo. A via alternativa é pelo Pico dos Quatro, ou P4 como é comumente chamada. Por esse acesso você conhece mais um ponto de vista incrível do percurso, a Garganta do Céu.

Ao longo da subida os aventureiros vão encontrar trechos bem desafiadores e o uso de equipamentos de segurança é, sem dúvidas, um alerta que não deve ser ignorado.

Isso porque a Pedra da Gávea é uma das trilhas mais frequentadas do Rio de Janeiro, mas conta com uma triste estatística: é a montanha com maior índice de acidentes no Brasil, com elevado número de óbitos. Na grande maioria das vezes, esses acidentes são causados por imprudência e por visitantes com pouca ou nenhuma experiência e instrução.

A importância do acompanhamento de profissionais e do uso de equipamentos de segurança

Sabemos que você está na busca por aventura e fotografias radicais, mas manter sua integridade física é fundamental!

A Rio Radical é uma empresa especializada em turismo de aventura e possui vasta experiência nesse percurso. Realizamos tanto a subida quanto a descida com equipamentos de segurança, passando pelos principais pontos do local, não sendo necessário o cliente realizar a escalada.

Roteiro:

 

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada do Joá, Joá – Rio de Janeiro

Altitude: 844 metros

Tempo médio de trilha: 2h30min

Nível de dificuldade da trilha: Difícil com trechos de escalaminhadas
Indicação etária
: A partir de 16 anos, acompanhados dos responsáveis

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.