rapel

Pedra do osso

rapel

Pedra do osso

A Pedra do Osso está localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo. O parque possui diversa entradas espalhadas em pontos distantes da cidade, então fique atento à localização exata. A trilha começa na portaria do núcleo Piraquara que tem acesso pela rua do Governo s/n, em Realengo, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

A trilha tem aproximadamente 4.800 metros de extensão, com grau moderado de dificuldade e você vai levar cerca de 1 hora e meia a 2 horas para concluí-la.

A falta de vegetação que proporcione proteção ao Sol torna o caminho mais desgastante, principalmente no trechos mais íngremes, que levam à altitude 524 metros.

Em grande parte do percurso a vegetação é de mato alto que pode cobrir a trilha, buracos e barrancos, então você deve caminhar atento onde pisa. Recomendamos também que você vá com as pernas e braços cobertos para evitar os cortes que o mato pode fazer na pele.

A Pedra do Osso é, sem dúvidas, um desafio à gravidade. É uma rocha com 30 metros de altura com uma base bem mais estreita, que dão um formato realmente parecido com um osso.

Para chegar ao topo é preciso realizar ascensão com corda e equipamentos de segurança de escalada. É indispensável que este procedimento seja realizado por profissionais habilitados à prática e à instrução. Foi proibido o uso de escadas de madeira ou corda para realizar a chegada ao ponto de descida. Isso tornou o rapel mais desafiador, exigindo um pouco mais de intimidade com a modalidade.

A vista do rapel é bem diferente dos lugares mais comuns das zonas sul e oeste do Rio. Você vai ver uma grande área verde do parque, com vegetação bem característica do clima mais quente e seco da região. Além disso, uma grande área urbana de Realengo e Bangu. Isso inclui o Complexo Penitenciário de Gericinó, o antigo e Complexo de Bangu, local muito comentado nos últimos tempos no Brasil. Com o céu limpo, é possível ver ao fundo a cadeia de montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, outro local apreciado por aventureiros. (Colocar link para a travessia).

Este é, sem dúvidas, um dos rapéis de via positiva mais incríveis do Rio e é ideal para quem quer uma carga extra de adrenalina. 

Deu vontade de fazer o rapel da Pedra do Osso? Entre em contato com a Rio Radical, empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura. Você pode acessar a nossa agenda de eventos e ainda realizar marcação particular individual e coletiva.

 

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Estadual da Pedra Branca, Realengo – Rio de Janeiro

Altura do rapel: aproximadamente 25m

Tempo médio de trilha: 50 minutos

Nível de dificuldade da trilha: moderado

Tempo médio de trilha na volta do rapel: 0 minutos

Tipo de Rapel: Positivo

Indicação etária: a partir de 16 anos, acompanhados dos responsáveis.

Subida até o topo da Pedra do Osso: feita por ascensão, com uso materiais de escalada e equipamentos de segurança.

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.