rapel

Pedra do pontal

rapel

Pedra do pontal

A Pedra do Pontal é uma formação rochosa à beira mar entre as praias da Macumba e do Recreio, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Quando Tim Maia escreveu a música Do Leme ao Pontal, a região era muito isolada e não tinha as facilidades que acesso que existem hoje. Mas este continua sendo um marco da extensa faixa litorânea do Rio de Janeiro.

A trilha é curta, com aproximadamente 20 minutos de caminhada. O começo da trilha é na rocha perto da praia e é caracterizado por seu trecho escorregadio. Mais adiante você passará por um trecho mais íngreme e também em seguida por paredão que terá sua ascensão feita com corda e equipamentos de segurança.

Outro ponto importante dessa trilha e do ponto de acesso ao rapel é a constante exposição ao Sol. Por isso, intensifique o cuidado com filtro solar, chapéus e mantenha-se hidratado.

O rapel da Pedra do Pontal tem aproximadamente 15 metros de descida positiva e proporciona uma vista impressionante, ótima para as fotos. É possível ver as principais praias da Macumba, Recreio, Reserva e Barra da Tijuca.e, um pouco mais ao fundo, os contornos da Pedra da Gávea e Pedra Bonita, no Parque Nacional da Tijuca.

Deu vontade de fazer o rapel da Pedra do Pontal? Entre em contato com a Rio Radical, empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura. Você pode acessar a nossa agenda de eventos e ainda realizar marcação particular individual e coletiva.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

Altura do rapel: 15 metros

Tempo médio de trilha: 20 minutos

Nível de dificuldade da trilha: Leve a moderada

Tempo médio de trilha na volta do rapel: 5 minutos

Tipo de Rapel: Positivo

Indicação etária: 10 anos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.