Trekking

Pedra do sino

Trekking

Pedra do sino

Localização da Pedra do Sino

A Pedra do Sino está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na sede de Teresópolis, região Serrana do Rio de Janeiro. A trilha ecológica faz parte da travessia mais bela do Brasil, Travessia Petrópolis x Teresópolis. É o último ponto para quem a realiza no sentido Petro – Terê, o sentindo mais usual pelos montanhistas.

Informações sobre a trilha

A caminhada possui um percurso total de 22 quilômetros (ida e volta), realizada num período que varia de 4 a 6 horas. Apesar de ser extensa, a trilha não apresenta grandes dificuldades. Ela é serpenteia a montanha, em ziguezague sobre a sombra fresca da mata. O ponto de parada que ela oferece é nas cachoeiras do Papel e Véu da noiva, ambas são belíssimas. 

A diferença de altitude entre a entrada do parque e o topo da montanha é de 1.100 metros, atingindo seus 2.275 metros de altitude. É, portanto, o ponto mais alto do PARNASO. Por conta disso, o topo da montanha oferece uma vista panorâmica. Visualiza-se as cidades do Rio de Janeiro, Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis. Além das belíssimas montanhas da Serra dos Órgãos; como Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Garrafão, entre outros picos.

Características do trekking

Nosso trekking é realizado em dois dias, para melhorar aproveitar o que montanha oferece. O pôr do sol é visto neste belo cenário. Carregado de beleza natural e de boas energias. O sol se põe e dá espaço ao céu estrelado, à luz do luar e às luzes das cidades em dias de tempo bom. O pernoite é realizado no abrigo da Pedra do Sino, o qual possui cozinha, banho quente, beliche e bivaque. Além disso, é possível repousar também no camping próximo ao abrigo.

O segundo dia é marcado pela presença do Astro rei, o nascer do sol que dá boas vindas ao novo dia que se inicia. Os dois fenômenos, o nascer e o pôr do sol são, sem dúvidas, os pontos marcantes para quem realiza essa aventura. Para os amantes de montanha, a Pedra do Sino é o paraíso ideal.

Roteiro:

1º dia: Subida até a Pedra do Sino, 11 quilômetros de caminhada. Pausa na cachoeira Véu da Noiva. Pôr do Sol visto do pico, 2.275 metros de altitude, o mais alto do PARNASO. E pernoite no abrigo do local.

2º dia: Nascer do sol apreciado do Pico do Sino. Retorno a sede do parque em Teresópolis.

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Bonfim – Sede Petrópolis

Tempo médio até o cume: 5 horas (ida)

Altitude máxima: 2.275 metros

Extensão: 11km (ida)

Nível de dificuldade da trilha: Semi pesado

Indicação etária: a partir de 18 anos ou 16 acompanhados dos pais ou responsáveis legais.