Trilha

Pedra do Telégrafo

Trilha

Pedra do Telégrafo

Local em que a Pedra do Telégrafo está inserida

O Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma área de preservação ambiental de aproximadamente 12.500 hectares, considerada a maior floresta urbana do Brasil. O Parque abriga, entre tantos pontos turísticos, trilhas e praias, um dos pontos mais visitados por turistas e locais na cidade carioca; a Pedra do Telégrafo.

A atração do Telégrafo

O ponto alto desse passeio são as fotos tiradas na ponta da pedra. Ela está a 354 metros do nível do mar e tem ao fundo uma vista incrível de praias, montanhas e mar aberto. O grande atrativo é que, embora a altitude seja grande, a altura da pedra é uma ilusão projetada por um ângulo favorável às fotos, que fazem parecer um abismo, quando na verdade, não ultrapassa 2 metros.

Isso não quer dizer que não ofereça riscos, já que o terreno é acidentado e uma queda poderia te fazer rolar a encosta e se machucar. Para que isso não aconteça, além de toda a cautela, será interessante você receber as orientações de um fotógrafo para fazer as melhores poses e fotos.
Acesso até a trilha

Seu acesso se dá por uma trilha que tem início em Barra de Guaratiba e tem, aproximadamente, 1.880 metros de extensão. É classificada como moderada e seu percurso é feito em aproximadamente 50 minutos de caminhada.

Em seu cume é possível avistar as Praias selvagens, Restinga da Marambaia, Pedra da Tartaruga, Pedra do Pontal, Praias de Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Barra da tijuca e até mesmo a Floresta da Tijuca ao fundo.

A dica de ouro para essa aventura é chegar bem cedo! A grande divulgação da Pedra do Telégrafo nas redes sociais, principalmente, faz com que as filas fiquem enormes, demorando às vezes mais de 3 horas para conseguir um registro, principalmente aos finais de semana.

Roteiro:

Encontro no segundo quiosque da praia grande e caminhada até as escadarias de Barra de Guaratiba. Posteriormente caminhada em direção ao pico do Telégrafo.

Pausa para fotos no mirante antes do Telégrafo, volta a caminhada até o destino. Descanso, alimentação e fotos na Pedra do Telégrafo e caminhada de volta até a praia grande.

FICHA TÉCNICA:

Localização: Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro
Altitude:
354 metros

Tempo médio de trilha: 50 minutos

Nível de dificuldade da trilha: Moderado
Indicação etária
: Livre

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.