Trilha

Pico da Tijuca

Trilha

Pico da tijuca

Localização do Pico da Tijuca e a paisagem vista de seu topo

O Pico da Tijuca está localizado no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. É a montanha mais alta do parque e a segunda mais alto da cidade, com seus 1.022 metros de altitude. Por este motivo, tem-se uma visão 360° da cidade, com vistas da paisagem carioca. As cadeias montanhosas, o estádio de futebol ‘Maracanã’, a orla da Zona Sul e da Zona Oeste, e até mesmo a ponte Rio-Niterói são alguns de seus cenários

Características da trilha

A trilha para o Pico se inicia na praça do Lago do Bom retiro, no interior do Parque, localizado no Alto da Boa Vista. Em seu ponto de partida há placas de indicação, tudo sinalizado, reduzindo o risco de se perder na floresta.

A caminhada tem uma duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos percorridos em uma extensão de 2.800 metros. Com isso o grau de dificuldade pode variar de leve a moderado. Apesar de ser extensão a trilha é indicada para iniciantes, pois ela possui subidas leves que contornam as montanhas e a vegetação de mata atlântica da Floresta da Tijuca. O que condiciona sombra e ambiente mais fresco.

Ponto de parada

Um dos pontos de parada é o Tijuca Mirim, sob 917 metros de altitude. Além de ser mais um topo de montanha conquistado, será uma pausa que valerá a pena ser realizada para o registro de fotografias. Após o ponto de parada, para prosseguir e alcançar o topo da montanha é necessário subir 117 degraus esculpidos na rocha. Eles são acompanhados por 120 metros de corrente de ferro que serve como corrimão e apoio. Este é o único ponto que pode ocasionar o frio na barriga. 

Em sua marca mais alta há uma placa com o nome da montanha e a altitude, indicando a conquista do cume. As fotografias do local são incríveis devido as paisagens avistadas no topo. A descida é realizada de forma tranquila e rápida. Sendo necessário somente cautela nas escaladas.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada da Canoas, São Conrado – Rio de Janeiro
Altitude:
693 metros

Tempo médio de trilha: 35 minutos

Nível de dificuldade da trilha: Leve
Indicação etária
: Livre

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.