trekking

Pico das agulhas negras

trekking

pico das agulhas negras

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro. Ele fica no Parque Nacional do Itatiaia e é parte também do território mineiro. O pico ocupa a terceira posição em Minas, além do quinto lugar no ranking de montanhas mais altas do Brasil. 

Como é o percurso para o Pico das Agulhas Negras?

São 2.791 de altitude, alcançados por um percurso extremamente cansativo e desafiador. Ele exige equipamentos de segurança e bastante conhecimento da trilha. Embora boa parte do percurso seja bem sinalizada, a partir de certo ponto serão longos trechos de escalaminhada e até uma pequena ascensão que deverá ser feita com o uso de cordas e outros equipamentos de rapel e escalada. 

Vá preparado para caminhar bastante! Nem sempre é possível parar carros e vans no interior do parque. Isso quer dizer que a caminhada começa da portaria, que está a 3km do início da trilha. 

Alguns pontos marcantes da trilha 

O início da trilha fica próximo ao abrigo e área de camping. São aproximadamente 1,5km de um trecho tranquilo de caminhada cheio de placas de sinalização. No caminho existe um reservatório de água natural famoso por sua temperatura sempre gelada, o que é um convite para muitos montanhistas para relaxar a musculatura depois da descida. Outro famoso ponto de fotos na internet é a ponte pênsil de madeira que corta o Rio Negro. Logo depois dela existe uma bifurcação que separa o caminho; Pico das Agulhas Negras à direita e Pedra do Altar e Cachoeira do Aiuruoca à esquerda. 

Não faça sem experiência ou acompanhamento profissional 

A última placa diz: “A partir deste ponto é necessário o conhecimento básico de técnicas de escalada em rocha e o manejo correto de equipamentos de segurança”. Essa é a demarcação do início do trecho mais íngreme, que proporciona durante a subida vários pontos para fotos com um visual diferente de tudo o que a paisagem fluminense costuma proporcionar.

O Pico das Agulhas Negras é, sem dúvidas, uma das expedições mais emocionantes e bonitas do Brasil. Se você tem vontade de conhecer, entre em contato conosco. Realizamos eventos em datas pré-agendadas e também para grupos fechados.

Roteiro:

1º dia: ida de transfer, van, até o parque nacional do Itatiaia, saída às 23:00 PM.

 2º  Chegada por volta das 5:00 AM. Café da manhã comunitário. Subida até os pontos principais, pausas para fotos. Retorno do transfer por volta das 17:00 PM.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Nacional de Itatiaia – RJ.

Tempo médio até o cume: 3 horas

Altitude Máxima: 2.791 metros

Nível de dificuldade da trilha: Difícil, com longo trecho de escalaminhada e pontos de ascensão por corda.

Indicação etária: a partir de 18 anos ou 16 acompanhados dos pais ou responsáveis legais.