rapel

Ponta da joatinga

rapel

ponta da joatinga

 

Localização da Ponta da Joatinga

A Ponta da Joatinga está localizado no bairro do Joá, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Se trata de uma rocha que está bem próxima ao estacionamento da praia do Joá e da praia da Joatinga. 

O local é conhecido por sua bela praia, uma pequena orla de menos de 300 metros. Ela é um tanto reservada, se comparado às demais praias cariocas porque o local se encontra dentro de um condomínio. Mas o acesso é livre a todos, todos os dias da semana. 

Acesso à Joatinga

Chegar à Joatinga, local de realização do rapel, é simples. Basta acessar a estrada do Joá, que fica próximo à Barrinha, até alcançar a catraca do condomínio na rua Pascoal Segreto. Um vigilante coletará o nome dos visitantes e a placa do carro. Depois prossiga até a rua Lasar Segall, onde se encontra o estacionamento e a trilha de acesso à praia. É importante chegar cedo nos finais de semana, pois o estacionamento costuma lotar. 

O rapel na Ponta da Joatinga

Não é preciso realizar trilha para chegar ao local de rapel, pois a rocha se encontra próximo ao estacionamento. E a trilha de volta ao início da via é bem curta, apenas 5 minutos de subida. 

O rapel de aproximadamente 25 metros fica entre o clube do Joá e a Praia de Joatinga. As fotografias da prática são lindíssimas por conta disso. E no final, se a maré estiver baixa, é possível aproveitar a encantadora praia.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Ponta da Joatinga, Joá

Altura do rapel: aproximadamente 25 metros

Tempo médio de trilha na volta do rapel: 5 minutos

Tipo de Rapel: Positivo

Indicado para qual faixa etária: a partir dos 10 anos de idade, acompanhado dos responsáveis

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.