expedição

Praia do aventureiro

expedição

praia do aventureiro
Sobre a Praia do Aventureiro
A praia do Aventureiro é conhecida nacionalmente devido à forma com que um coqueiro se posiciona bem na faixa de areia. A árvore forma um ângulo de 45 graus à beira mar, somando-se a uma paisagem de águas claras, montanhas e vegetação da mata atlântica. Um verdadeiro cartão postal. Composição paisagística típica da Costa Verde.

Localização da praia
O Aventureiro está localizado na região Sudoeste da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O acesso preferencial até a Vila é através de barco, lancha ou escuna. Outra maneira é por trilha no percurso da volta à Ilha ou a partir da Praia de Provetá, que é a opção quando o mar está em condições desfavoráveis de navegação. Vale ressaltar que o Aventureiro apresenta um rigoroso controle de frequência de turistas. É necessário ter uma autorização requisitada pela TurisAngra. O limite é de 560 pessoas por dia.

A praia possui cerca de 18 campings, há também a opção de hostel, restaurantes com frutos do mar pescados no local e ainda conta com uma pequena igreja católica. Há 2 pontos principais, os quais rendem belas fotos, além do coqueiro: o Mirante do Espia e Mirante do Sundara.

Mirantes do Aventureiro
O Mirante do Espia recebe este nome por antigamente servir como lugar para “espiar”, espiar quem chega à praia de barco e observar os pescadores. O acesso até o mirante é fácil, por uma trilha de nível leve. O ponto mais crítico é no último trecho de rocha que tem uma escada de corda improvisada, sendo necessário cautela ao subir. De seu topo é possível vislumbrar todo a praia, o cais e as águas cristalinas que rodeiam a margem da praia.

O Mirante do Sundara é também acessado por trilha. Ela possui um grau de dificuldade moderado, se comparado ao Mirante anterior, devido às subidas serem íngremes. Este ponto é o mais alto da praia, consequentemente oferta uma vista panorâmica de toda a Vila e das praias próximas.

O tão famoso cartão postal, o coqueiro deitado, é sem dúvidas a maior atração da Vila do Aventureiro. Ele está próximo ao mar e se encontra cercado por algumas rochas. Em maré cheia há a formação de piscinas de águas cristalinas embaixo do coqueiro. Para os amantes da natureza, este lugar é um destino em que deve ser visitado. Até quem já foi se programa para voltar novamente.

Roteiro:

1º dia: Acesso à Praia do Aventureiro por barco. Dia de conhecer o cartão postal, o coqueiro, e de realizar um luau. Pernoite no camping ou hostel do Aventureiro.

2º dia: Visita aos dois mirantes principais da Vila.

FICHA TÉCNICA:

Localização: Estrada do Joá, Joá – Rio de Janeiro

Altitude: 844 metros

Tempo médio de trilha: 2h30min

Nível de dificuldade da trilha: Difícil com trechos de escalaminhadas
Indicação etária
: A partir de 16 anos, acompanhados dos responsáveis

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.

Trilha não recomendada para SEDENTÁRIOS ou pessoas muito ACIMA DO PESO.