RAPEL

torres de bonsucesso

rapel

torres de bonsucesso

Localização das Torres de Bonsucesso

As Torres de Bonsucesso fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos, localizados no Distrito de Bonsucesso, divisa entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro.

O acesso para a trilha fica no Vale do Lúcio, na altura do quilômetro 28 da estrada Teresópolis-Friburgo, próximo ao centro comercial de Bonsucesso. À direita da capela de Bonsucesso segue uma estrada de paralelepípedo que leva até o estacionamento, que tem custo de R$20,00 a diária.

Do estacionamento em diante o percurso será feito a pé, com uma caminhada que vai exigir um pouco o seu condicionamento físico.

Características da trilha

As torres fazem parte de um grande paredão, com aproximadamente 500m de extensão, que se estende por toda cabeceira do Vale do Lúcio.

Três picos formam as chamadas Torres de Bonsucesso:

Torre Maior – altitude 2.000m;

Torre Central – altitude 1.860m;

Ferro de Passar Roupa – altitude 1.630m.

Até o ponto de descida do rapel, no Ferro de Passar Roupa, são aproximadamente 2,5km de trilha percorridos em 1 hora e meia. O grau de dificuldade é moderado, e a subida íngreme que acompanha praticamente todo o percurso e alguns trechos de escalaminhada vão exigir um pouco mais do seu condicionamento.

Os primeiros 1,5km de trilha são feitos à sombra da exuberante vegetação da Serra e com solo mais úmido, deixando o caminho mais agradável. O restante do percurso é exposto ao Sol, então intensifique os cuidados nos dias me muito calor.

No caminho você vai passar por um trecho decorado por samambaias que depois dão lugar ao mato alto que acompanha até o final do percurso. Entre o mato e as rochas várias orquídeas e bromélias enfeitam a paisagem.

Mais aventura

No cume do Ferro de Passar Roupa pode ser instalado uma via de rapel, sob 1.630 metros de altitude e com uma vista privilegiada do Vale Lúcio e dos outros picos do Parque Estadual dos Três Picos (link do rapel nas torres).

Localização das Torrres de Bonsucesso:

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Estadual dos Três Picos – Nova Friburgo / RJ

Altitudes: Torre Maior – altitude 2.000m; Torre Central – altitude 1.860m; Ferro de Passar Roupa – altitude 1.630m

Tempo médio de trilha: aproximadamente 3 horas

Nível de dificuldade da trilha: moderado/difícil

Indicação etária: 16 anos

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.