rapel

rosto do imperador

rapel

rosto do imperador

Localização do Rosto do Imperador

 O famoso “rosto do imperador” é uma das várias formações rochosas que integram a Pedra da Gávea. Recebeu este nome em razão das formas de um rosto esculpido naturalmente na rocha. O acesso ao ponto de descida está há 844 metros de altitude, então você precisará percorrer uma das trilhas mais procuradas do Parque Nacional da Tijuca, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A trilha para a Pedra da Gávea é conhecida pelos pontos incríveis de fotos e pelo seu nível de dificuldade.

Sobre a Trilha

A duração da trilha vai depender um pouco do seu condicionamento físico, mas leva-se entre 2 horas e meia e 3 horas para percorrer seus 2.600 metros. O percurso é feito pela via principal e é marcado por uma subida íngreme e vários trechos de escalaminhada, sendo o principal deles a temida “carrasqueira”. Este é um ponto em que você precisará redobrar o cuidado para evitar acidentes e estar acompanhado de profissionais que o conduzam com segurança, com o auxílio de equipamentos.

A caminhada até o pico apresenta elevado grau de dificuldade, então não é recomendada sua realização por pessoas com alguma dificuldade de mobilidade ou problemas cardiorespiratórios.

Do alto da Gávea você tem uma vista privilegiada de outros picos de trilha ecológica, como o Morro Dois Irmãos, Pedra Bonita e Pedra do Pontal. Assim como para o Cristo Redentor, lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey Club e para as praias da Barra da Tijuca, e da zona sul, começando por São Conrado.

Finalizado este grande desafio que proporciona o primeiro momento de superação do dia, está na hora de se preparar para a descida do Rosto do Imperador, o maior rapel do Rio de Janeiro.

 

 

Rapel mais alto do Rio de Janeiro

Conquistado o topo da Gávea é preciso encarar mais um desafio; 147 metros de descida e muita adrenalina.

A via está localizada no topo do Rosto do Imperador, abaixo de um famoso ponto chamado de “cadeirinha”. Além do rapel, praticantes de wingsuit e base jump usam este platô como ponto de saída para os saltos.

Este é um rapel que exige dos aventureiros algum contato prévio com a modalidade. Esta é uma medida de segurança adotada pela Rio Radical para que você se sinta mais seguro com o uso dos equipamentos de segurança e tenha uma descida totalmente proveitosa. Se você nunca fez rapel antes, crie pacotes incluindo o Rosto do Imperador e escolha algum dos nossos vários destinos para se preparar.

Os primeiros 47 metros de descida são de rapel positivo, ou seja, há contato dos pés com a rocha. Os outros 100 metros são de rapel negativo, então você estará suspenso no ar, livre para arriscar algumas acrobacias. E aproveite a descida para admirar a paisagem privilegiada do Rio de Janeiro.

O término do rapel acontece próximo ao Paredão, local famoso por suas fotos que farão parecer que você está arriscando sua vida à beira de um abismo. De fato oferece riscos se não for bem orientado ou sem cuidados básicos de segurança, mas as imagens aparentam muito mais risco do que de fato é.

Você estará abaixo da carrasqueira, então não precisará se preocupar esse desgaste na descida.

A Rio Radical é a única empresa do Rio de Janeiro a realizar com 100% de sucesso todos os eventos de rapel no Rosto do Imperador. Quer fazer o maior rapel do Rio com segurança e fotos incríveis para guardar de recordação? Fale com a gente!