Trilha

Bico do papagaio

Trilha

bico do papagaio

Sobre o Parque Nacional da Tijuca

O Bico do Papagaio faz parte de um conjunto de montanhas no Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, no coração do Rio de Janeiro. É o segundo pico mais famoso do parque com 989 metros de altitude, ficando atrás apenas do Pico da Tijuca com 1.022 metros.

O Bico do Papagaio é apenas uma das muitas atrações do parque que abriga outros pontos de turismo ecológico famosos do Rio, como a Pedra Bonita e a Pedra da Gávea.

 Localização do Bico do Papagaio

Para realizar a trilha para o Bico do Papagaio você deverá acessar a entrada do setor A do parque localizada na Estrada da Cascatinha, 850 no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. A praça Afonso Viseu é uma referência para iniciar a subida até o Largo do Bom Retiro, local mais aconselhado para estacionamento de veículos. O começo da trilha dá acesso a outros pontos do parque, mas as direções são bem sinalizadas.

Características da Trilha

A trilha para o Bico do Papagaio tem aproximadamente 2,5km de extensão, que você levará cerca de 1 hora e meia para percorrer. A trilha serpenteia as montanhas e a floresta do parque, portanto é bem protegida do sol e com a maior parte do percurso realizado com uma caminhada leve. Porém, um pouco adiante da bifurcação de acesso ao Bico do Papagaio e Morro da Cocanha, começa um trecho com muitas rochas. Então você precisará realizar uma escalaminhada moderada até o topo, exigindo um pouco mais de esforço e condicionamento físico.
O acesso ao cume principal, local para o ponto inicial da prática do Rapel Bico do Papagaio, deve ser feito com ascensão por cordas e o uso de equipamentos de segurança e orientação de profissionais qualificados.

 Ao longo da subida os aventureiros vão encontrar trechos bem desafiadores e o uso de equipamentos de segurança é, sem dúvidas, um alerta que não deve ser ignorado.

Roteiro:

Encontro para o início da trilha. Caminhada de aproximadamente 1h30min.

Pausa para lanche, descanso e fotografias no topo da montanha.

Descida até a praça do Bom retiro e finalização do passeio ecológico.

FICHA TÉCNICA:

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor A. Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Tempo médio de trilha: 1h30min

Nível de dificuldade da trilha: moderado
Indicação etária
: 12 anos

 Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor A.

Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

 

Tenho Interesse

8 + 5 =

Contato

(21) 1234-5678 / (21) 99999-9999

facebook.com/rio_radical

instagram.com/rio_radical

rio_radical@email.com