Trilha

Morro dois irmãos

Trilha

morro dois irmãos

O Morro Dois Irmãos faz parte do Parque Natural Municipal Penhasco Dois irmãos e está localizado entre os bairros do Leblon e de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O marco da paisagem carioca, que desperta olhares quando vistos a partir das famosas praias de Ipanema e Copacabana.

 

Ele se apresenta como dois blocos de rochas parecidos que estão divididos entre irmão maior e irmão menor, por este motivo recebe o nome Morro “Dois Irmãos”. A trilha é realizada no irmão maior, que possui uma elevação de 533m de altitude, ainda não se tem conhecimento sobre trilha no irmão menor.

 

A extensão do trekking é de aproximadamente 1,6km realizados em cerca de 1h, possui grau de dificuldade leve/moderado por apresentar trechos bem íngremes e a trilha é feita em lugares cobertos pela mata a maior parte do percurso. O acesso à trilha se dá pelo Morro do Vidigal, entrando pela Avenida Niemayer que funciona nos dois sentidos, Barra-Leblon. Porém, Atenção! “Em dias úteis, entre 6h30 e 10h30 da manhã, a Niemeyer fica aberta apenas no sentido Barra-Zona Sul. Ou seja: para chegar de carro ao Vidigal, a partir do Leblon, você terá que dar uma pequena volta pela Gávea, pegar o túnel Zuzu Angel e, chegando na Rocinha, entrar na Niemeyer a partir de São Conrado. […] o 177 (Praça Mauá x São Conrado), que é circular, faz esta volta”. (Via vidigal.wordpress.com)

 

A melhor opção é de chegar até a entrada do Morro e pegar uma Kombi ou moto-taxi por um preço de R$3,50 por pessoa até o início da trilha que se encontra próximo à Vila Olímpica do Vidigal. Não há sinalização indicando o início, então o melhor é contratar um guia para não correr riscos de se perder.

 

Após caminhar um tempo razoável, chega-se ao primeiro mirante com vista para a Comunidade da Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina, assim como para a Orla de São Conrado, Pedra da Gávea e Pedra Bonita. Andando mais alguns metros a vegetação começa a diminuir abruptamente, até chegar ao topo que não possui nenhuma proteção ao sol.

 

Chegando ao pico você tem, se não a melhor, uma das melhores visões para a Zona Sul do Rio de Janeiro e seus principais pontos turísticos, dizem que esta trilha é a que apresenta a melhor paisagem do RJ, apesar de cada lugar ter sua singularidade e beleza. O seu cume é um tanto pequeno nos finais de semana, tendo em vista que este ponto atrai turistas de diversos locais do país e de fora.

 

O Morro Dois Irmãos, além da vista de tirar o fôlego, oferece a prática de rapel, bem requisitado por quem visita o local. A emoção e a aventura se multiplicam ao descer no rapel, uma mistura de beleza natural e de adrenalina, tudo isso registrado por belas fotografias. Venha se aventurar em segurança conosco. Nossa equipe espera por você!

Roteiro:

FICHA TÉCNICA:

Tempo médio de caminhada: Aproximadamente 1h

Extensão: Aproximadamente 1.600m

Altitude máxima: 533m

Nível da trilha: Leve/Moderado

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

Tenho Interesse

14 + 11 =