rapel

viaduto paulo de frontin
 

rapel

viaduto paulo de frontin
 
Onde o viaduto Paulo de Frontin está localizado

O viaduto Paulo de Frontin está localizado na Serra de Miguel Pereira, município do Rio de Janeiro. O viaduto foi construído em 1987, único viaduto ferroviário de ferro em formato de arco do mundo. Ele recebe este nome em homenagem ao engenheiro responsável por sua construção, chamado Paulo de Frontin.

Atualmente o viaduto está desativado, tornando-se palco de atividades esportivas ligadas ao turismo. A paisagem do local é belíssima, com o cenário da Serra de Miguel Pereira e o rio que percorre por baixo do viaduto, rio Santana. O melhor, não é preciso realizar trilha para se aventurar no incrível rapel.

Sobre o rapel no Viaduto

Com sua desativação o local passou a ser ponto de turismo de aventura, sobretudo rapel, atraindo pessoas de diferentes locais do RJ à prática do rapel negativo. O rapel no viaduto possui uma altura de aproximadamente 30 metros.A descida é feita suspenso ao ar, com uma emoção incrível.

A finalização da atividade é sob o rio Santana, que está abaixo do viaduto. Há a opção de molhar ou não os pés na descida.

Vale o conselho de levar repelente e protetor solar, pois o local é bem exposto ao sol e há a incidência de mosquitos, conhecidos como ‘borrachudos’.

Roteiro:

Subida guiada pela via P4, pausa para fotos na Garganta do Céu, finalizando no Platô com pausa para fotos, descanso e alimentação.
Descida pela carrasqueira com técnica similar ao rapel, pausa para fotos no Paredão, finalizando na portaria do Parque.

 

Ponto de encontro: Bar do Oswaldo – Estrada do Joá, N°3896, Joá – RJ.

Horário: 07:30 AM

FICHA TÉCNICA:

Localização: Viaduto Paulo de Frontin, Miguel Pereira.

Altura do rapel: aproximadamente 35 metros

Tempo médio da subida até o viaduto: 10 minutos

Tipo de Rapel: Negativo.

Indicado para qual faixa etária: a partir dos 10 anos de idade

RECOMENDAÇÕES:

Mínimo 2 litros de água por pessoa;

Lanches leves e calóricos;

Protetor solar;

Repelente contra Insetos;

Roupa confortável própria para prática esportiva;

Chapéu ou boné;

Tênis aderente ou bota já usados.

.